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IMPLANTAÇÃO: ERP E AMBIENTE SPED

A busca pela eficácia nas empresas, tornou-se fator obrigatório para a sobrevivência de qualquer instituição. Com a competição cada vez maior, de modo geral, em virtude da globalização, um ponto importante para estar a frente ou igual a concorrência é através das soluções de Tecnologia da Informação, especialmente baseadas em ERP, que vêm sendo uma arma fundamental neste processo.
A integração de todas as áreas da empresa, através do fluxo de informações por processos já otimizados, gera números mais adequados e agilidade na tomada de decisões, ocasionando maior conhecimento e consistência aos negócios, e por decorrência, entre outras vantagens, propicia a oportunidade de a empresa adequar-se as rápidas mudanças que o mercado impõem.
A grande maioria das empresas, já possui alguma solução de ERP ou estão em processo de implantação. Mesmo sabendo da necessidade de se atualizar e migrar para sistemas mais integrados e modernos (ERP).
Hoje temos cada vez mais a certeza que as obrigações tributárias/contábeis atingem um nível de importância vital para as empresas, pois a velocidade da entrega de uma informação é praticamente on-line, por exemplo a Nota Fiscal Eletrônica é enviada a SEFAZ de origem no momento de sua emissão. Além da NFe o Ambiente SPED está formado atualmente com mais dois pilares: Escrituração Fiscal Digital e Escrituração Contábil Digital.
Para 2011 teremos, além das atualizações nos pilares já existentes como: a integração do CIAP, integração do livro modelo 3, teremos um novo pilar: Escrituração Fiscal Digital E-Pis E-Cofins. Em planejamento teremos: E-Lalur – Integrará o ECD (atenção ao Plano de Contas Referencial), E-Fopag entre outros.
É importante lembrar que os dados devem ser gerados da mesma raiz/origem, por isso, a importância da implantação de um sistema de ERP que será um complexo de tarefas interligadas alcançando a gestão operacional, administrativa, financeira e de controles da empresa. Portanto, é nesse momento que devem ser definidas reais necessidades operacionais e de controles que serão futuramente extraídas do novo sistema.

Fonte: Francis de Souza Matos – Portal Contábeis
 

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