conceito de serviços personalizado e elementar - competência e qualidade no atendimento - nosso sucesso é a sua satisfação
NOSSA EMPRESA
Auditoria Ética Recursos Negócios Qualidade Controle Estratégia Impostos Desempenho Compromisso Auditoria Recursos Negócios Qualidade Controle Auditoria Negócios Qualidade Assessoria Auditoria Ética Recursos Negócios Qualidade Controle Estratégia Impostos Desempenho Compromisso Auditoria Recursos Negócios Qualidade Controle Auditoria Negócios Qualidade Assessoria Impostos Controle Auditoria

IFRS:mudanças também no mundo acadêmico

Este é um ano decisivo para a implantação das Normas Internacionais de Contabilidade, que estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos para os Contabilistas, incluindo o treinamento do corpo docente das faculdades e universidades de Ciências Contábeis, diz Ernesto Rubens Gelbcke, professor da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e membro do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

Nesta entrevista ao CRC SP Online, Gelbcke explica que a implantação do padrão IFRS (International Financial Reporting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade) representa um avanço dentro do sistema financeiro. O Brasil vem passando por um momento oportuno de transformação econômica e está construindo um novo cenário no ambiente empresarial global.

Como o senhor desenha o cenário da Contabilidade atualmente?
Nós estamos vivendo, especialmente no Brasil, um momento de grandes mudanças na área contábil. As Normas Internacionais de Contabilidade, que foram concluídas em 2008 e em 2009, para serem aplicadas em 2010, farão com que as empresas de capital aberto brasileiras falem o mesmo idioma das outras organizações mundiais que já adotaram este padrão e ganharam respeitabilidade dentro do conceito de facilidade de acesso aos dados e clareza das operações. É um grande trabalho, que proporciona perspectivas e a necessidade de desenvolver um programa de treinamento a todos os profissionais, o que é um ótimo desafio.

A que se deve este momento de valorização pelo qual passa a Contabilidade?
Acredito que à qualidade dos produtos e das informações geradas por esse novo modelo contábil, que representa credibilidade e confiança por parte de quem utilizará as demonstrações financeiras: os bancos, os credores, os governos e o mercado como um todo.

Os docentes de Ciência Contábeis têm recebido essa mesma valorização?
Não há dúvida. O docente é a figura responsável por ajudar os Contabilistas a se adequarem às Normas Internacionais de Contabilidade. As universidades e os cursos gerais já estão requerendo uma grande mudança na bibliografia e no material de treinamento, para que os docentes possam exercer esse papel de uma maneira mais eficiente. A atualização dos professores será necessária para também preparar os estudantes para esta nova realidade.

Como os cursos de graduação estão se adaptando às novas normas?
A maioria dos cursos de graduação está sendo rediscutida. Para isso, o próprio CPC tem trabalhado na geração de material para que os diversos níveis de escolaridade levem em conta os padrões internacionais. O CFC (Conselho Federal de Contabilidade), os Conselhos Regionais de Contabilidade e os sindicatos da classe estão atuando para uma preparação adequada desses estudantes.

Em sua opinião, o que precisa ser mudado nos rumos da educação?
É necessário haver uma participação maior dos centros de excelência de todos os Estados do Brasil para que as mudanças, novidades e revoluções possam ser ensinadas, aprendidas e, consequentemente, aplicadas pelas empresas em todo o País. Isso demanda muito material e dedicação dos profissionais contábeis, docentes e estudantes.

Fonte: CRC SP Online
 

TCMReis AUDITORIA E ASSESSORIA – Empresas e Negócios
Avenida Paulista, 509 - 5º andar - Conj 510 - São Paulo - SP - CEP 01.311-000 - Telefone: (11) 3101.6888 - e-mail: tcmreis@tcmreis.com.br